“As investigações dos promotores mostram, porém, uma realidade diferente. A análise de documentos e até os depoimentos de fiéis e empresários que eram fornecedores da igreja revelaram que Gedelti Gueiros é tido como um líder absoluto, uma espécie de mito que detém o controle da Maranata. Ele está na cúpula da igreja desde a sua fundação e há cinco anos é seu presidente.
A gestão da Maranata estava nas mãos dele e de seus assessores diretos – vice-presidente, diretores, secretários, assessores e membros do conselho presbiterial. Juntos nomeavam e delegavam poderes e cargos estratégicos, aprovavam e avalizavam contas e condutas. Isso, segundo as investigações, indica que Gedelti sabia de tudo o que acontecia na igreja, não só no âmbito religioso, mas também administrativo.
Essa competência está prevista no estatuto da igreja que vigorava até o final do ano, quando foram feitas as denúncias de fraude. Ao presidente, segundo o documento, cabe: “Convocar e presidir reuniões, representar a igreja e indicar assessoria administrativa, econômica, jurídica e outras”.
Concentração
Outra conclusão dos promotores é de que a administração de toda a estrutura da igreja está centralizada no Presbitério, localizado em Vila Velha. De lá parte todo o comando administrativo e espiritual seguido com rigor pelos pastores nos mais de cinco mil templos no Brasil e exterior.
É também no Presbitério que está o caixa único da igreja, que recebe os recursos oriundos do dízimo de todos os templos. A Maranata não informa quanto arrecada por mês, mas sabe-se que é a segunda em número de evangélicos no Estado e uma das que mais cresce no país. Foi dessa conta que os recursos foram desviados.” (A GAZETA)
fonte: http://cavaleiroveloz.com.br/index.php/2012/03/fabrica-de-meia-solas/#comment-11718
sábado, 2 de junho de 2012
maranata - gedelti gueiros - Ele está na cúpula da igreja desde a sua fundação e há cinco anos é seu presidente.
Marcadores:
diaconos,
Fatos obra maranata,
fundador da icm,
fundador da maranata,
gedelti,
Gedelti Gueiros,
icm,
igreja crista maranata,
papa da icm,
papa da maranata,
pastor gedelti,
pastor gedelti gueiros,
pastores,
presidente maranata,
renuncia gedelti,
renuncia maranata,
renuncia presidente da maranata,
servos,
Testemunhos de obreiros
Assinar:
Postar comentários (Atom)
[...] maranata – gedelti gueiros – Ele está na cúpula da igreja desde a sua fundação e há cinco a... [...]
ResponderExcluir[...] maranata – gedelti gueiros – Ele está na cúpula da igreja desde a sua fundação e há cinco a... [...]
ResponderExcluir[...] maranata – gedelti gueiros – Ele está na cúpula da igreja desde a sua fundação e há cinco a... [...]
ResponderExcluir