domingo, 4 de março de 2012

Perseguição pela igreja crista maranata - ICM

Vídeos no Youtube x Processos Judiciais
Caros orkuteiros de plantão,Boa madrugada.

Este que vos fala é o autor dos vídeos do canal “Obra Revelada” no Youtube e preciso esclarecer algumas coisas, portanto o texto que segue abaixo será bem longo. Peço a paciência na leitura e compreensão de todos quanto ao exposto.

Fiz parte da ICM por mais de 10 anos. Numa parcela desse tempo tive a ICM como o centro de minha vida. Tudo que eu fazia tinha a “Obra” como finalidade. Até que as escamas caíram e, enfim, essa história todos nós ex-icemitas sabemos bem como acontece.

Por motivos de força maior, fiquei na ICM por mais algum tempo, já participando da comunidade JFUM com um perfil “fake”. Eu sempre me perguntava como poderia levar meus irmãos da ICM ao conhecimento das heresias que viviam, já que eles não podiam ter Orkut. Eu tinha pensado em escrever um e-mail com uma série de perguntas do tipo “você sabia?” e enviá-lo a todos da ICM que conhecesse (claro, isso me exporia como “caído”).

Até que numa certa noite de Orkut, alguém postou o link do vídeo “Bonecos da Obra”, e eu achei a ideia de usar o Youtube genial. Fiz vários vídeos baseados na pergunta “você sabia?” (tenho certeza que muitos aqui lembram deles) e publicava-os no canal “Sem Doutrina de Homem”. Em certa ocasião, me bateu um desespero de que fosse descoberto, então exclui os vídeos, bem como minha conta no Youtube.

Mais ou menos nessa época, eu também percebi um comportamento comum a muitos na JFUM: a ICM continuava sendo o centro de suas vidas, sendo que de uma forma negativa e rancorosa. Decidi que não queria aquilo para mim, então, em oração, pedi a Deus que me ajudasse a fazer um vídeo cuja motivação fosse o amor. E daí nasceu o vídeo “ICM – Quem governa a sua vida?”, que postei num novo canal chamado “Obra Revelada”.

O tempo passou e postei outros três vídeos: “Quem são os ungidos de Deus?”, “As Curvas de uma Mulher de 75 Anos”, um texto que alguém divulgou aqui na JFUM e achei interessante, e, mais recentemente, “ICM – Dons”, uma compilação de alguns vídeos sobre dons espirituais da série “você sabia?”.

Ontem, fui pego de surpresa pela avalanche de processos judiciais que o PES vem colocando contra a Google e o Youtube e, ainda mais, que o usuário “0YHWH0” teve sua IP requerida. A exclusão repentina dos blogs “Seita Maranata” e do Abba Pai foi outra surpresa desagradável.

Eu dei uma lida no que está disponível dos processos do PES, mas não dá para ver se algum deles é relacionado à conta “Obra Revelada” ou aos vídeos “ICM – Quem governa a sua vida?” e “ICM – Dons”. O que eu sei é que, nesse momento, eu não tenho a menor condição de enfrentar um processo judicial.

Sei que a Google não facilita a divulgação de IPs de seus usuários, mas a possibilidade de ser exposto e processado não é legal. Não que eu pretenda falar sobre a ICM anonimamente pelo resto da vida, mas nesse momento, não posso me expor.

Portanto, venho comunicar que nos próximos dias devo excluir o vídeo “ICM – Dons” para reformulá-lo, tirando partes que os advogados do PES possam usar num processo argumentando ser difamação.

Quanto ao vídeo “Quem governa a sua vida?” não sei ao certo o que fazer ainda. Não acredito que algo em seu conteúdo possa ser mal interpretado como difamação. Além disso, acredito que esse vídeo tem uma mensagem de reflexão forte e tira-lo do ar seria péssimo.

Por agora, não é possível mais postar mensagens nos dois vídeos e na descrição deles foi escrito um aviso sobre os mesmos não pretenderem difamar instituição religiosa alguma.

Como disse anteriormente, decidi não fazer da ICM o centro da minha vida, motivo pelo qual a minha participação na JFUM e a postagem de vídeos se tornaram mais esporádicas. Entretanto, me sinto profundamente chateado pelo fato de uma instituição religiosa ter um poder de silenciar tamanho capaz de compelir blogueiros a excluir seus blogs e usuários do youtube a retirar seus vídeos. O medo que ela gera não é coerente nem com a liberdade de expressão que temos em nossa pátria nem com a liberdade de vida que temos em Cristo.

Portanto, mesmo que eu exclua “Dons” e “Quem governa?”, outros vídeos estão a caminho. Vídeos que não vão citar instituição religiosa, mas falar de doutrinas. Bibliomancia, clamor pelo sangue de Jesus etc. Isso foi sugerido por uma irmã da JFUM logo quando publiquei os primeiros vídeos “você sabia?”.

O que eu quero dizer é que se houver perda de vídeos, haverá ganho de outros vídeos. Se pedi ao Senhor amor para fazer o vídeo “Quem governa?”, para os demais também pedirei a sabedoria necessária para que nenhum conteúdo do vídeo possa ser alvo de processos judiciais.

Também peço a ajuda dos irmãos. No que diz respeito a IPs (são uma assinatura do computador ou da internet usada?) e a política da Google com respeito a eles, sou completamente ignorante. Pouco sei também sobre questão de liberdade de expressão, direito de citação, coisas do tipo, em termos de Legislação Brasileira. Aos irmãos que puderem contribuir com esclarecimento nesses assuntos, agradeço.

fonte: http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?cmm=1278527&tid=5567716344366728707

4 comentários: